quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

OS MELHORES DO CINEMA EM BELÉM: 1962 E 1963

A Associação Paraense de Críticos Cinematográficos (APCC), atualmente reformulada com o nome de Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), escolheu os melhores do cinema pela primeira vez em 1963. No ano anterior críticos também elegeram os melhores do ano em Belém, mas individualizados, não estavam reunidos em associação. O resultado das escolhas foi publicado em jornais da cidade, material esse que disponho em meus arquivos de papel e vou usá-lo para apresentar, a seguir, os dez melhores filmes de cada ano, os melhores diretores, atores, roteiristas, enfim os melhores das categorias de artistas e técnicos que contribuem para a realização da obra cinematográfica.

Os Melhores do Cinema em Belém em 1962

Com o título “Críticos Paraenses Escolhem os Melhores de 1962”, foi publicada em “O Liberal”, de Belém, em 31 de dezembro de 1962, a lista dos filmes e demais categorias selecionados de acordo com as opiniões dos “críticos militantes da cidade”: Acyr Castro e Alberto Queiroz, de “O Liberal”, Rafael Costa, do “Jornal do Dia”, Edwaldo Martins e Sérgio Paulo de Macêdo, da Rádio Marajoara, e Arnaldo Prado Junior, do suplemento literário de “A Província do Pará”.

O critério de classificação para a escolha foi o seguinte:

"Atribuiu-se ao primeiro colocado, na ordem dos melhores filmes, a nota 100, ao segundo o valor 90, ao terceiro 80, e assim por diante. Somando ainda, ao final, os valores obtidos dentro da lista individual dos cronistas.

"Para a seleção dos melhores diretores, atores e técnicos o processo utilizado foi o da votação pura e simples".

OS MELHORES DO ANO

1) “A DOCE VIDA” (La Dolce Vita), Federico Fellini, Itália – 570 pontos.

2) “ROCCO E SEUS IRMÃOS” (Roco i Suoi Fratelli), Luchino Visconti, Itália - 560 pontos.

3) “UM CONDENADO À MORTE ESCAPOU” (Um Condamné à Mort s’est Échapé), Robert Brésson, França – 330 pontos.

4) “ROMEU E JULIETA NAS TREVAS” (Romeo, Julia a Tma), Jiri Weiss, Tchecoslováquia – 320 pontos.

5) “ACOSSADO” (A Bout de Souffle), Jean-Luc Goddard, França – 300 pontos.

6) “O PAGADOR DE PROMESSAS”, Anselmo Duarte, Brasil – 290 pontos.

7) “O BELO ANTONIO”, (Il Bell Antonio), Mauro Bolognini, Itália – 200 pontos.

8) “A LONGA NOITE DE LOUCURAS”, (La Notte Brava), Mauro Bolognini, Itália – 170 pontos.

9) “A UM PASSO DA LIBERDADE”, (Le Trou), Jacques Becker, França – 140 pontos.

10) “JULGAMENTO EM NUREMBERG” (Judgment at Nuremberg), Stanley Kramer, EE. UU. – 130 pontos.

MELHOR DIRETOR: FEDERICO FELLINI, por “A Doce Vida” – 3 votos

MELHOR ATOR: MARCELLO MASTROIANNI, por suas atuações em “A Doce Vida”, “O Belo Antonio” e “Divórcio à Italiana” – 5 votos.

MELHOR ATRIZ: ANNIE GIRARDOT, por “Rocco e Seus Irmãos” – 4 votos.

MELHOR ATOR COADJUVANTE: PIERRE BRASSEUR, por “O Belo Antonio” – 3 votos.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE: KATINA PAXINOU, por “Rocco e Seus Irmãos” – 3 votos.

MELHOR ROTEIRO: O de Luchino Visconti, Suso Cecchi D’Amico, Pasquale Festa Campanile, Mássimo Franciosa e Enrico Medioli, por “Rocco e Seus Irmãos” – 4 votos.

MELHOR FOTÓGRAFO: GIUSEPPE ROTUNDO, por “Rocco e Seus Irmãos” – 3 votos.

MELHOR MÚSICO: NINO ROTA, por “Rocco e Seus Irmãos” e “A Doce Vida” – 4 votos.

MENÇÃO ESPECIAL: “O ENCOURAÇADO POTENKINE” (URSS, Serguei Eisenstein), “RISOS E SENSAÇÕES DE OUTRORA” (EE. UU., Robert Youngson) e “CARLITOS EM DESFILE” (EE. UU., Charles Spencer Chaplin) – unanimemente.

REVELAÇÃO DE DIRETOR: MAURO BOLOGNINI (“A Longa Noite de Loucuras”, “Um Dia de Enlouquecer” e “O Belo Antonio” – unanimemente.

REVELAÇÃO DE ATOR: MAXIMILLIAN SCHELL (“Julgamento em Nuremberg”) – 4 votos.

REVELAÇÃO DE ATRIZ: DAMA SMUTNA , em “Romeu e Julieta nas Trevas” – 5 votos.

REVELAÇÃO INFANTIL: HAYLEY MILLS, em “Marcados pelo Destino” – unanimemente.

MELHOR EXIBIDOR: EMPRESA S. LUIZ LTDA, na pessoa de seu gerente local Sr. Adalberto Augusto Affonso – unanimemente.

MELHOR ATOR NACIONAL: LEONARDO VILAR (“O Pagador de Promessas”) – unanimemente.

MELHOR ATRIZ NACIONAL: TÔNIA CARRERO (“Esse Rio Que Eu Amo”) – 3 votos.

MELHOR DIRETOR NACIONAL: ANSELMO DUARTE (“O Pagador de Promessas”) – unanimemente.

MELHOR COADJUVANTE NACIONAL: ATOR: GRANDE OTELO (“O Assalto ao Trem Pagador”) – unanimemente. ATRIZ: NORMA BENGUELL (“Os Cafajestes”, “O Pagador de Promessas” e “Mulheres & Milhões”) – unanimemente.

MELHOR ROTEIRO NACIONAL: O de ROBERTO FARIA, LUIZ CARLOS BARRETO e ALLINOR DE AZEVEDO, para “O Assalto ao Trem Pagador” – 4 votos.

MELHOR FOTÓGRAFO NACIONAL: CHICK FOWLE (“O Pagador de Promessas” e “A Primeira Missa”) – unanimemente.

MELHOR MÚSICO NACIONAL: LUIZ BONFÁ (“Os Cafajestes”) – 3 votos.

REVELAÇÃO DE DIRETOR NACIONAL: RUY GUERRA (“Os Cafajestes”) – unanimemente.

REVELAÇÃO DE ATRIZ NACIONAL: LUISA MARANHÃO (“O Assalto ao Trem Pagador”) – 3 votos.

REVELAÇÃO DE ATOR NACIONAL: ELIEZER GOMES (“O Assalto ao Trem Pagador”) – 4 votos

O PIOR FILME DO ANO: “O REI DOS REIS”, (EE. UU.), Nicholas Ray.


Os Melhores do Cinema em Belém em 1963, de acordo com a recém-formada Associação Paraense de Críticos Cinematográficos (APCC)

Com a reportagem ocupando página inteira, o jornal “A Província do Pará”, de Belém, publicou a relação dos melhores do cinema do ano de 1963, no dia 5 de janeiro de 1964, na página 2 do 2º caderno. O título da matéria é o seguinte: A Associação Paraense de Críticos Cinematográficos escolhe os melhores do ano. A apresentação começa assim:

"Findo 1963, apresentamos aqui relação das obras e autores que mais se salientaram no campo da cinematografia no desenrolar de toda a temporada, de acordo com o ponto de vista da recém-formada Associação Paraense de Críticos Cinematográficos (APCC)".

Sobre os critérios de votação adianta-se que a escolha de “A Aventura” para primeiro lugar deu-se por ter aparecido na lista de quatro críticos em primeiro lugar e em segundo lugar na de outro e o único que não votou no filme foi aquele que não o assistira.

"A lista geral, obediente ao processo de valores – atribui-se ao segundo colocado a marca 90, ao terceiro 80 e assim por diante, somando, ao fim, as notas obtidas dentro do voto individual de cada crítico, na ordem de seleção dos melhores filmes -, levou em conta sobretudo o binômio “forma versus conteúdo”, considerando tanto as possibilidades de desenvolvimento de uma pesquisa estética superior como a utilização com sucesso dos recursos específicos, de unidade e de equilíbrio, das películas exibidas no circuito comercial nesses 12 meses passados, em Belém, películas sempre que possível comentadas nas diversa colunas e programas especializados durante o ano".

Em seguida faz-se uma rápida avaliação dos lançamentos em Belém e a apresentação é encerrada:

"Procuramos igualmente selecionar, em votação pura e simples, os cineastas, os intérpretes, isto é, os artistas que fazem e ajudam a fazer a obra de arte do cinema.

"Dos melhores filmes, constantes da nossa relação, os sete primeiros colocados e o nono foram exibidos pela Empresa de Cinemas S. Luiz Ltda., confirmando a sua escolha como a melhor exibidora do ano".

Participaram da escolha os seguintes críticos: Edwaldo Martins (Rádio Marajoara), Acyr Castro (A Província do Pará), Rafael Vieira da Costa (Jornal do Dia), Arnaldo Prado Junior (A Província do Pará), Alberto Queiroz (O Liberal). A seguir está o resultado da escolha:

MELHORES FILMES

1. “A AVENTURA” (L’Avventura), de Michelangelo Antonioni – Itália.

2. “O BANDIDO GIULIANO” (Salvatore Giuliano), de Francesco Rosi – Itália – 560 pontos.

3. “O HOMEM DE ALCATRAZ” (Bird Man of Alcatraz), de John Frankenheimer - EE. UU. – 400 pontos.

4. “AMOR, SUBLIME AMOR” (West Side Story), de Robert Wise & Jerome Robbins – EE. UU. – 300 pontos.

5. “O CORVO AMARELO” (Kiiroi Karasu), de Heinosuke Gosho – Japão – 260 pontos.

6. “OBSESSÃO DE MATAR” (War Hunt), de Denis Saunders – EE. UU. – 230 pontos.

7. “OS INOCENTES” (The Innocents), de Jack Clayton, - Inglaterra – 190 pontos.

8. “PISTOLEIROS DO ENTARDECER” (Guns in the Afternoon), de Sam Peckinpah – EE. UU. – 140 pontos.

9. “AMANTES E ADOLESCENTES” (I Dolci Inganni), de Alberto Lattuada – Itália – 110 pontos.

10. “ A BELA AMERICANA” (La Belle Americane), de Robert Dhery – França – 90 pontos.

MELHOR DIRETOR MICHELANGELO ANTONIONI, por “A Aventura” – 4 votos

MELHOR ATOR BURT LANCASTER, por “O Homem de Alcatraz” – Unanimidade.

MELHOR ATRIZ GERALDINE PAGE, por “O Doce Pássaro da Juventude” – 3 votos.

MELHOR ATOR COADJUVANTE KARL MALDEN, por “O Homem de Alcatraz” – 3 votos.

MELHOR ATRIZ COADUVANTE BETTY FIELD, por “O Homem de Alcatraz” – 5 votos.

MELHOR ROTEIRISTA MICHELANGELO ANTONIONI e equipe, por “A Aventura” – 3 votos.

MELHOR CINEGRAFISTA Em cores: HENRY DECAE, por “Vida Privada” – 4 votos. Em preto e branco: “Bandido Giuliano” – 3 votos.

MELHOR PARTITURA MUSICAL “AMOR, SUBLIME AMOR”, de autoria de LEONARD BERNSTEIN – 4 votos.

MELHORES REVELAÇÕES Diretor: SAM PECKINPAH, por “Pistoleiros do Entardecer”, e LESLIE STEVENS, por “Propriedade Privada” – 2 votos cada. Ator: ROBERT DHERY, por “A Bela Americana” e WARREN BEATTY, por “Anjo Violento” – 2 votos cada. Atriz: MARIETTE HARTLEY, por “Pistoleiro do Entardecer” – 2 votos. Infantis: MARTIN STEPHENS, por “Os Inocentes” – 4 votos. PAMELA FRANKLIN, por “Os Inocentes” – 4 votos.

MELHOR FILME NACIONAL “GARRRINCHA, ALEGRIA DO POVO”, de Joaquim Pedro – 2 votos.

MELHOR ATOR NACIONAL JECE VALADÃO, por “O Boca de Ouro” – 4 votos.

MELHOR ATRIZ NACIONAL ODETTE LARA, por “O Boca de Ouro” – 4 votos.

MELHOR DIRETOR NACIONAL JOAQUIM PEDRO, Joaquim Pedro, por “Garrincha, Alegria do Povo” – 2 votos.

MELHOR EXIBIDOR EMPRESA DE CINEMAS SÃO LUIZ LTDA., na pessoa de seu gerente local, Sr. ADALBERTO AUGUSTO AFFONSO.

PIOR FILME “EXPERIÊNCIA CULMINANTE” - 3 votos.

A publicação discrimina a votação de cada crítico e ao final, sob o título - Os “10 mais”: em análise - , Acyr Castro (A. C.) faz uma avaliação sintética de cada um dos filmes escolhidos.

Foi, assim, a primeira escolha dos melhores do cinema do ano feita pela recém-criada Associação Paraense de Críticos Cinematográficos (APCC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário