sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Cine Clube Juventude (CCJ)

No dia 5 de junho de 1959, no jornal católico A Palavra, de Belém, a equipe C. C. J. publicou a coluna “CINEMA”. Nela havia um comentário sobre o filme Assim Caminha a Humanidade (Giant), dirigido por Georges Stevens, com Rock Hudson, Elisabeth Taylor e James Dean nos papéis principais; o texto estava assinado por A.P.J., H.F.N., G. S. e P. M. R. As letras C. C. J. são as iniciais de Cine Clube Juventude e os autores são Arnaldo Prado Junior, Habib Fraiha Neto, Guilherme Sicsú e Pedro Miguel Roumié.
Havia, ainda, um texto intitulado “Difusão do Cinema”, de A.P.J., que situava o cinema da atualidade; começava assim:

"Quando a 28 de dezembro de 1895 o cinematógrafo dos irmãos Lumière foi apresentado ao público, não se poderia prever o futuro que estava destinado àquela invenção".

O texto apresentava as principais características do cinema e terminava com o parágrafo:

"Pelo fato de abordar assuntos variados e por vezes complexos e apresentá-los numa linguagem que pode ser deveras convincente, o cinema, ainda por estar enormemente difundido, precisa ser estudado para que possa ser compreendido, tanto pelos que fazem cinema como pelos espectadores".

O texto é simples com o objetivo de despertar o interesse para se estudar cinema e difundir a cultura cinematográfica, objetivo que motivou nosso grupo a fundar o Cine Clube Juventude (CCJ), além, claro, da paixão pela 7ª Arte. O nome vem da Casa da Juventude, então coordenada pelo Padre Raul Tavares, pois o cine clube estava ligado à Casa, àquela altura sediada à Av. Governador José Malcher, 282.
O terceiro tópico da coluna é um relato das “ATIVIDADES DO CCJ”, salientando-se a realização de cine fóruns e debates sobre filmes exibidos no Colégio Nazaré entre eles O Balão Vermelho, Se Todos os Homens do Mundo e Os Sete Samurais. Registra-se, ainda, exibição de filme no Colégio Gentil Bittencourt com debate com as alunas presentes. Também foi realizado um cine fórum quando foi exibido Europa 51, no Colégio Nazaré. A última notícia se refere à realização de um curso de cinema na sede da Casa da Juventude.

A coluna seguinte publicada em A Palavra de 14 de junho de 1959 apresenta um comentário de Arnaldo Prado Junior sobre A Sombra da Forca (Time Without Pity), dirigido por Joseph Losey, com Michael Redgrave e Ann Todd, e um texto de Guilherme Sicsú enfocando Asas de Águia (The Wings of Eagle), dirigido por John Ford, com John Wayne, Maureen O’Hara e Dan Dailey. Completando a coluna há um texto de Guilherme Sicsú intitulado NECESSIDADE DE UMA CULTURA CINEMATOGRÁFICA, realçando um dos objetivos do CCJ que é incentivar o estudo sobre cinema.

A publicação seguinte sobre CINEMA, em A Palavra de 26 de julho de 1959, assinada pela equipe CCJ, apresenta um texto de Guilherme Sicsú com o título “A Importância do Cinema no Mundo de Hoje”, críticas sobre os filmes Homem do Oeste (Man of the West), dirigido por Anthony Mann, com Gary Cooper, Julie London e Lee J. Cobb e Fúria do Destino (The Sound and the Fury), dirigido por Martin Ritt, com Yul Brynner, Joanne Woodward, Margareth Leighton e Françoise Rosay. Foram, também, apresentados OS CINCO MELHORES FILMES DO SEMESTRE – Na opinião da crítica CCJ, a seguir listados:

1. - “NA ESTRADA DA VIDA”
Original: “La Strada”
Direção: Federido Fellini
Produção: Ponti de Laurentiis
Elenco: Giulieta Masina, Anthony Quinn, Richard Basehart

2. - “AQUELE QUE DEVE MORRER”
Original: “Celui qui Doit Mourir”
Direção : Jules Dassin
Elenco: Jean Servais, Nicole Berger, Melina Mercouri, Pierre Vaneck


3. – “GRILHÕES DO PASSADO”
Original: “Confidential Report”
Direção e produção: Orson Welles
Elenco: Orson Welles, Patricia Medina

4. – “EMBRIAGUÊS DO SUCESSO”
Original: “Sweet Smell of Success”
Direção: Alexandre Mackendrik
Produção: James Hill
Elenco: Burt Lancaster, Tony Curtis

5. – “A CASA DE CHÁ DO LUAR DE AGOSTO”
Original: “The Teahouse of the August Moon”
Direção: Daniel Mann
Produção: Jack Cumings
Elenco: Glenn Ford, Marlon Brando, Machiko Kyo

Na publicação de 2 de agosto de 1959 em A Palavra, há um texto de autoria de Arnaldo Prado Junior com o título “A Influência do Cinema” e comentários de filmes, um de Guilherme Sicsú sobre Turbilhão de Paixões (Twilight for the Gods) e outro de Arnaldo Prado Junior sobre “A 20 Milhões de Léguas da Terra” (20 Million Miles to Earth), dirigido por Nathan Juran. O último tópico relata as “Atividades do Cine Clube Juventude”. Nesse item, a primeira referência diz respeito a um encontro na casa do cineclubista Arnaldo Prado Junior, no dia 1º de julho de 1959, com o intuito de conferir o título de sócios honorários-beneméritos a pessoas que, de algum modo, apoiaram as atividades do CCJ: Francisco Paulo Mendes, Benedito Nunes, Roberto Santos, Orlando Costa e Pedro Veriano.
Relendo essa notícia agora (janeiro de 2010) não me lembro dos detalhes sobre o modo como os homenageados foram comunicados, e se todos o foram, e quais deles estiveram presentes no encontro. Para concluir este registro transcrevo a parte final do que está escrito na notícia:

"Às 21:30 hs. o membro do Cine Clube Habib Faiha fez um rápido discurso de recepção aos sócios beneméritos, sendo nesta ocasião apresentado o “Livro de Ouro” do Clube, para assinarem seus nomes. Após a cerimônia o professor [Francisco] Paulo Mendes agradeceu em rápidas palavras em nome dos homenageados, tendo feito na ocasião uma breve exposição da importância da cultura cinematográfica".

Além dos cines-fórum já citados em notícia anterior, O CCJ realizou debates sobre os filmes Rastros de Ódio, de John Ford, Monsieur Vincent, o Capelão das Galeras, de Maurice Cloché e Antes do Dilúvio, de André Cayate.

Havia ainda o registro da realização de um curso de cinema:

"O colegiado que responde este ano pelos destinos do Cine Clube Juventude não teve unicamente, em seu programa, como meio de divulgação do cinema arte, debates de filmes. Assim é que foi aberto no começo do ano, um Curso de Crítica Cinematográfica, tendo por fim formar pessoas que sejam reais conhecedoras da arte cinematográfica, e dela sejam propagandistas. O referido curso se reiniciará no próximo sábado com a preleção do cineclubista Habib Fraiha".

Foi anunciada para o

dia 8 [de agosto de 1959], sábado, às 19h:30, a exibição do filme “Grilhões do Passado” (Confidential Report), magnífica película de Orson Welles [...].
Como os demais filmes apresentados por este Cine Clube, far-se-á, após a exibição do filme um pequeno debate sobre o conteúdo artístico do mesmo, sendo que antes da projeção será feita a apresentação do filme pelo cineclubista Arnaldo Prado Junior".

E com toda a empolgação que movia os autores da coluna CINEMA, em A Palavra, o registro das atividades do CCJ concluía:

"Aqui deixa o Cine Clube Juventude (C. C. J.) a todos os sócios do mesmo, bem como aos pertencentes ao curso de cinema, e respectivas famílias, o convite para que com suas presenças venham abrilhantar mais esta realização do Cine Clube, em prol do bom cinema".

Os Melhores do Cinema em Belém em 1959
No dia 11 de janeiro de 1960 foi publicada a coluna LT na 7ª ARTE, em O Liberal Tablóide, suplemento semanal de O OLiberal, encartado às segundas-feiras. Essa coluna sobre cinema era da responsabilidade dos componentes do Cine Clube Juventude (Equipe CCJ), que anteriormente escreveram em A Palavra: Arnaldo Prado Junior, Guilherme Sicsú, Habib Fraiha Neto e Pedro Miguel Roumié. Inicialmente foi feita a apresentação do CCJ, em seguida rápidas considerações sobre o ano cinematográfico de 1959 em Belém e, então, apresentados os melhores daquele ano na opinião dos quatro:

1 – NA ESTRADA DA VIDA – (La Strada) – Direção de Federico Fellini
2 – AQUELE QUE DEVE MORRER – (Celui qui Doit Mourir) – Direção de Jules Dassin
3 – NOITES DE CABÍRIA – (La Notti di Cabiria) – Direção de Federico Fellini
4 – RICARDO III – (Richard III) – Direção de Laurence Olivier
5 – O VELHO E O MAR – (The Old Man and the Sea) – Direção de John Sturges
6 – O DIÁRIO DE ANNE FRANK – (Anne Frank) – Direção de George Stevens
7 – GLÓRIA FEITA DE SANGUE – (Paths of Glory) – Direção de Stanley Kubrick
8 – AS VIRGENS DE SALEM – (Les Sorcière de Salem) – Direção de Raymond Rouleau
9 - ACORRENTADOS – (The Defiant Ones) – Direção de Stanley Kramer
10 – O QUINTETO DA MORTE – (The Ladykillers) – Direção de Alexander Mackendrick

MELHORES DIRETORES:
1 – Federico Fellini (“A Estrada da Vida” e “Noites de Cabíria”)
2 – Jules Dassin (“Aquele que Deve Morrer”)

MELHORES ATORES:
1 – Lawrence Olivier (“Ricardo III”)
2 – Andy Griffith (“Um Rosto na Multidão”)

MELHORES ATRIZES:
1 – Giulietta Masina (“A Estrada da Vida” e “Noites de Cabíria”)
2 – Maria Schell (“Gervaise, a Flor do Lodo”)

MELHORES ATORES COADJUVANTES:
1 – Orson Welles (“A Marca da Maldade”)
2 – Richard Basehart (“A Estrada da Vida” e “Os Irmãos Ka- ramazov”)

MELHORES ATRIZES COADJUVANTES
1 – Jo Van Fleet (“Terra Cruel”)

MELHORES FOTOGRAFIAS (preto e branco):
1 – “Acorrentados”
2 – “Glória Feita de Sangue”

MELHORES FOTOGRAFIAS (coloridas):
1 – “O Velho e o Mar”
2 – “Os Irmãos Katamazov”

MELHORES ACOMPANHAMENTOS MUSICAIS:
1 – “A Estrada da Vida”
2- “Glória Feita de Sangue”

MELHORES ARGUMENTOS:
1 – “Aquele que Deve Morrer”
2 – “Noites de Cabíria”

MELHORES ADAPTAÇÕES:
1 – “O Velho e o Mar”
2 – “Ricardo III”

MELHOR FILME POLICIAL: - “A Marca da Maldade”

MELHOR FICÇÃO CIENTÍFICA: – “A Mosca da Cabeça Branca”

MELHOR WESTERN: - “Da Terra Nascem os Homens”

MAIOR ABACAXI: - “Escravos do Amor das Amazonas”, de Kurt Siodmack

Nenhum comentário:

Postar um comentário